segunda-feira, 11 de julho de 2011

Meu Brasil Brasileiro...

           Sou professor de geografia, formado pela UFRN em 2005.1. Hoje exerço a profissão que escolhi, diferente de vários companheiros de faculdade que trilharam outros caminhos.
Ser professor no Brasil é complicado. Complicado por que essa profissão não tem o reconhecimento que merece, e isso não é choro não, é a pura realidade. Não me refiro ao valor em relação ao salário somente, mas a um todo. Porém esse post não é para falar da vida de professor, mas sim compará-la com outras profissões.
A maior parte dos cursos superiores dura quatro anos e meio, em média. Esse é o tempo que a maioria dos alunos passa estudando para alcançar o tão esperado diploma. Antes disso, você teve que passar no mínimo 11 anos estudando no ensino regular. Contando que você tenha passado no primeiro vestibular, passou 15 anos e meio para atingir esse objetivo. Colocando aí mais dois anos de pós-graduação chegamos à marca dos 17 anos, quase a maioridade.
Pois bem. Esses 17 anos de estudo não lhe garantem um emprego ainda. Tem que ralar pra conseguir, e contar com uma boa porção de sorte. Conheço várias pessoas que mesmo tendo concluído seus cursos e seus mestrados não conseguiram um emprego ainda.
Mas para se ganhar dinheiro no Brasil não precisa ser estudado não. Você pode ganhar dinheiro se você nascer gostosa. Não tem para que saber ler ou contar, tendo uma bunda grande seu futuro ta garantido. As revistas e os BBB’s da vida estão aí pra isso. Se você for homem é mais difícil, porém, se souber jogar bola você pode ganhar muito mais do que vários profissionais Pós-graduados.
Por isso que o Brasil sempre vai ser um país subdesenvolvido, enquanto não investir maciçamente em educação. Enquanto der valor a um par de coxas e a um rabo grande. Enquanto um jogador de bola ganhar mais que um doutor. Isso é triste e desmotivador.
Não sei quanto tempo eu vou ter que passar para conseguir (se é que consigo) um milhão de reais. Mas para os participantes do BBB só são 3 meses. 3 meses de vagabundagem total: farras, biritas, conversas fiadas, dormidas, comida de graça, dentre outros. E o pior é que fazem isso com a ajuda do povo. O povo é quem faz isso se repetir através da audiência e de votações.
Enquanto supervalorizarmos bundas e bola, continuaremos atrasados e tapados. E é isso que querem que gente seja: TAPADOS, para que possam fazer da gente uma massa de manobrados que aceita qualquer coisa pacificamente.
Para que estudar, se os principais exemplos de pessoas bem sucedidas no Brasil não estudaram quase nada?

           

Um comentário:

  1. aah concordo com tudo que vs disse, ser brasileiro não ér mais questão de orgulho =\
    situaçao degradante, FATO'

    ResponderExcluir