sexta-feira, 22 de junho de 2012

O Bonde das Novinhas



"Moral é o que te faz sentir bem depois de tê-lo feito, e imoral o que te faz sentir mal."

                Inicio o texto fazendo uma pergunta: o que é novinha? Novinha no dicionário significa diminutivo, feminino singular de nova (nome), ou criança, menina nova.  Essa palavra, durante muito tempo, teve apenas esses significados. Referíamos-nos à novinha geralmente relacionando a esse nome, a ingenuidade de uma pessoa nova, sem malícia. Porém, como tudo na vida muda (e infelizmente para pior), o termo novinha, nos dias atuais, tem outros significados. Para colocá-los aqui, recorro novamente à tão democrática internet.  Em alguns casos, o nome novinha aparece com os seguintes significados: gostosa, transadora, sexy, ou ainda: Menina enexperiente (escrito assim mesmo), fácil de xavecar, inocente, mas maliciosa, gata charmosa, delírio para os homens.
                Para ser uma novinha é preciso passar a imagem de uma menina devassa, que não se preocupa com o que a sociedade determina como bons modos, que bebe, fica com vários em uma única noite, dança em cima das mesas e dos paredões, bate e publica fotos sensuais,  enfim, ser uma putinha.
                O que é pior é que essa denominação ganha várias adeptas pré-juvenis e se espalha com uma velocidade impressionante no meio da garotada. Talvez esse tipo de comportamento ocorra por que os valores respeitados pela juventude de hoje em dia estejam totalmente deturpados, e que para serem aceitas em grupos, elas devam se comportar de tal forma.
                Fico pensando onde deve ter ido parar a moral das pessoas. Geralmente nos referimos aos mais novos como o futuro do mundo. Que futuro será esse? Será que lá na frente a terra vai ser uma orgia total? Atualmente os jovens entram cada vez mais cedo no mundo das drogas. O álcool é a entrada para as outras mais pesadas. As músicas também são um convite para a sacanagem: “Ta querendo o que novinha?”, “Que isso novinha, que isso?”, “To deixando até uma dica, Quer me deixar maluquinha, Antes de brincar gostoso, Vai, vai me beija na boquinha”. “Calma garoto, sou muito novinha, Promete pra mim que não vai machucar, Vem, Vem, Vem me atravessar, Vem, Vem, me atravessar”.  Confesso que as duas últimas nunca ouvi, mas pesquisei no Google e não é difícil achar músicas relacionadas ao tema. Enfim, quando se junta droga, música e uma ruma de gente sem anda na cabeça, é lógico que coisa boa não deve sair.
                Quero acreditar que o problema não esteja na educação. Não é possível que pais eduquem suas filhas para que elas se tornem piranhas novinhas e que saiam fazendo o que bem entenderem por aí. Logicamente que a liberdade exacerbada contribui bastante para esse tipo de comportamento e torna os jovens mais susceptíveis a praticar algo que seja proibido, mas que ao mesmo tempo seja atrativo.
                No meu tempo de escola, meninas de 13 anos colecionavam papel de carta, meninos colecionavam álbum de figurinhas, hoje se vende senha de festa com bebida free e presença do paredão fulano (sim...até os paredões de som ganharam nome)para que a pegação seja total e que possam se gabar na segunda feira.
                O que torna essa situação triste é que a maioria das “novinhas” não tem noção do mal que estão fazendo a elas próprias. Estão jogando suas morais no lixo e quando isso ocorre é muito difícil que venham a serem adultas respeitadas. Uma coisa é aproveitar essa maravilhosa fase que é a juventude, passando por tudo que os jovens têm que passar. Outra é acabar com uma reputação que está acabando de ser formada.
                Queria apenas deixar um recado para as novinhas de plantão. A moral talvez seja a coisa mais valiosa que a gente tem, e que uma vez ferida nunca mais volta a ser a mesma. Mesmo que tapemos os buracos, as marcas dos remendos sempre ficarão expostas.
                Então seja novinha e aproveite a juventude, mas de uma forma que você, no futuro,  se torne uma velhinha respeitada e sem nenhum arrependimento do passado.

"Não devemos servir de exemplo a ninguém. Mas podemos servir de lição."
Mário de Andrade


Um comentário: